segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

“Cuidados básicos de higiene e saúde oral”

ESPAÇO SAÚDE ORAL


Neste espaço irão ser apresentados temas sobre saúde oral, de grande interesse para o público em geral e, em especial, para as mulheres que visitam esta página! As temáticas aqui discutidas serão da autoria da Dra. Joana Teixeira da Costa, Médica Dentista e Investigadora/Colaboradora da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP), que aceitou o nosso convite para nos elucidar sobre esta área médica.
Qualquer dúvida que queiram ver esclarecida podem colocar diretamente aqui na nossa página ou contactar-nos através do email mundodasmulheres2013@gmail.com

Cuidados básicos de higiene e saúde oral”

A manutenção de uma boa higiene oral promove a saúde dos dentes e das gengivas, evita a maior parte das doenças da boca e promove uma mastigação eficaz de todos os alimentos, o que contribui para a harmonia do nosso sorriso e para o nosso próprio bem-estar. Mas afinal, que cuidados devemos ter com os nossos dentes e boca?
Em primeiro lugar devemos ter em conta que na nossa cavidade oral (boca) existe uma grande variedade de microrganismos (como por exemplo bactérias) que, nutrindo-se dos açúcares provenientes dos alimentos pouco saudáveis que ingerimos (como os doces, bolachas, entre outros) podem provocar lesões nos dentes (cáries) e doenças das estruturas circundantes, como são exemplo disso as doenças das gengivas.
Assim, devemos manter bons hábitos de higiene oral, de forma correta, assídua e eficaz. É essencial que façamos uma escovagem dentária que envolva todos os dentes e todas as superfícies dentárias, sem pressa, reservando tempo e atenção para este hábito. O ideal será começar a escovagem num dos lados da boca e ir escovando progressivamente até ao lado oposto, efetuando este procedimento no maxilar superior e no maxilar inferior, passando por todas as superfícies – pela frente dos dentes, por trás, nas zonas de lado e nas zonas de contacto dentário. Apesar de existirem inúmeros métodos de escovagem adequados a cada pessoa, em regra os movimentos devem ser circulares, contínuos e com pouca força, promovendo também uma massagem nas gengivas (ver figura 1). A escova deve conter cerdas macias a intermédias, evitando-se sempre as mais duras que podem lesionar dentes e gengivas. Deve optar-se pela utilização de dentífricos/pastas de dentes com flúor e evitar todos aqueles que contenham agentes abrasivos (Ex: dentífricos branqueadores).


Figura 1. Técnica de escovagem dentária – movimentos circulares aliados a movimentos de “vai-vém” nas superfícies de contacto dos dentes.
Nota: as manchas verdes visíveis nos dentes e lábios da imagem são o resultado da aplicação de uma pastilha reveladora de placa bacteriana, que é um método de corar os locais com maior acumulação de bactérias, que possibilita a visualização das superfícies que necessitam de melhor escovagem por parte dos pacientes.

Para higienizar os espaços entre os dentes que a escova não consegue alcançar (espaços interdentários) devemos utilizar o fio dentário. Para as pessoas que possuem menor destreza manual é possível a utilização de fio dentário com aplicador (ver figura 2). É conveniente que este procedimento seja efetuado antes da própria escovagem dentária, uma vez que induz a libertação de restos alimentares para o interior da cavidade oral.


Figura 2. Utilização do fio dentário sem aplicador (imagem da esquerda) e com aplicador (imagem da direita).


No final é importante escovar a língua, pois este é um local de grande aglomeração de bactérias. A escovagem pode ser feita com recurso a raspadores linguais (ver figura 3) ou mesmo com a escova dentária, através das cercas ou de dispositivos próprios que algumas escovas contêm na parte de trás. Os movimentos de escovagem da língua devem ser efetuados sempre de trás para a frente, com movimentos contínuos e leves, sem exercer demasia força e/ou pressão.



Figura 3. Utilização de raspadores linguais, sempre no sentido de trás para a frente (“varrimento”).
Para complementar a higiene oral diária o Médico Dentista pode prescrever um colutório (elixir para bochechar) conveniente a cada caso. No entanto é de realçar que, caso pretenda utilizar um colutório, este nunca deve ser utilizado como substituto da escovagem dentária, mas sim como um complemento da mesma! Para além disso na sua composição não deve conter álcool nem agentes anti-inflamatórios e/ou antibióticos, sendo estes últimos de prescrição exclusiva pelo Médico Dentista e de utilização esporádica.
Todos os procedimentos acima referidos – nomeadamente a utilização do fio dentário, escovagem dentária e da língua – devem ser realizados corretamente, diariamente e com uma frequência de, pelo menos, 2x ao dia, sendo essencial a escovagem à noite, antes de deitar, devido à diminuição de saliva que ocorre durante o período do sono.
As destartarizações (limpezas dentárias) a cada 6 meses, as visitas regulares ao Médico Dentista com avaliação do índice de higiene oral e índice de cárie, aliados a uma alimentação saudável e pobre em alimentos cariogénicos (alimentos ricos em açúcar) constituem, também, medidas essenciais na manutenção da saúde da sua boca.

*Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Sem comentários:

Enviar um comentário