quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Chegou o Período




Este é o momento para uma conversa íntima.
A chegada do teu primeiro período é um momento importante do teu desenvolvido. É normal que tenhas um bocadinho de medo, mas não é preciso. vais ver que é algo tão natural como respirar e que a tua higiene íntima é apenas mais uma parte de ser mulher. Basta saber o que fazer e porquê.


O teu corpo está a mudar. Mas vai correr tudo bem.
Chegou uma nova fase da tua vida. Talvez ainda não te apercebas de todas as mudanças que te estão a acontecer, o que poderá causar algum desconforto.
Mas se prestares atenção, se souberes interpretar os sinais que o teu corpo te dá e lhe deres sempre o melhor cuidado, vais ver que não há motivo para preocupações.


A tua protecção natural.
No momento da tua primeira menstruação o teu corpo entra na maturidade sexual e o sistema de protecção próprio da vagina está inteiramente formado e activo.
As hormonas femininas ajudam ao desenvolvimento de lacto bacilos que sistetizam ácido láctico e por isso formam um meio ligeiramente ácido e actuam como uma barreira contra bactérias exteriores evitando assim infecções. No entanto, este equilíbrio é muito delicado e exige cuidados especiais. Produtos á base de ácido láctico natural ajudam a manter o equilíbrio natural. O gel de banho normal não é adequado.


O que pode causar problemas?
O equilíbrio natural e PH da zona vaginal são a forma que o teu corpo tem de te manter protegida. No entanto, no teu dia-a-dia há situações que enfraquecem essa proteção e podem causar odores, corrimento, irritações ou infecções mais serias. Situações como lavar a região genital com sabonetes e gel de banho naturais, praticar desporto, nadar e a menstruação. Durante a menstruação, para além das alterações hormonais, o sangue no tampão ou penso higiénico podem prejudicar a tua proteção natural.
Por isso, nada como teres sempre o máximo cuidado com a tua higiene íntima. Durante a menstruação mas não só.


Fonte: cosmopolitan

www.mundodasmulheres.pt
facebook.com/mundodasmulheres.pt 

Sem comentários:

Enviar um comentário